Selic deve fechar o ano em 10,25%, estimam analistas ouvidos pelo BC
Analistas de mercado reduziram a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano, de 10,38% para 10,25%.
Kelly Oliveira
Analistas de mercado reduziram a estimativa para a taxa básica de juros, a  Selic, ao final deste ano, de 10,38% para 10,25%. A informação é do boletim  Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) elaborada com base em projeções  de analistas de mercado para os principais indicadores da economia.
Para  a reunião deste mês do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a  Selic, foi mantida a expectativa de que os juros básicos sejam reduzidos dos  atuais 12,75% para 11,75%. Para o final de 2010, também não foi alterada a  previsão de 10,25%. 
Na hora de definir a Selic, o Copom leve em  consideração, entre outros fatores, a trajetória e as expectativas para a  inflação, que, na opinião dos analistas, deve fechar o ano em 4,66%. É uma das responsabilidades do  Banco Central manter a inflação dentro da meta estabelecida pelo governo, que  neste ano é de 4,5% com margem de dois pontos percentuais para mais ou para  menos. A inflação oficial é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo  (IPCA).
 
                